domingo, 22 de agosto de 2010

Argentina e Uruguai - Colonia del Sacramento






















19-09-09 - Sábado

Neste sábado acordei cedo, fiz as malas e parti para Colonia del Sacramento, aquela cidade na qual desembarquei em solo uruguaio, vindo da Argentina. Colonia del Sacramento é a capital do departamento de Colonia, ponto de embarque e desembarque de barcos vindos de Buenos Aires, forte rota turística fluvial pelo Rio de la Plata. E como eu disse em posts anteriores, Colonia é de grande influência portuguesa devido à ocupação do território uruguaio por Portugal durante vários anos.

Desembarquei em Colonia por volta das 10:00 horas e fui direto ao albergue "El Viajero" onde fiz o check in e já fui logo para a rua. A cidade, embora capital de departamento, é pequena e bastante tranquilo e o nosso passeio vai se limitar apenas à cidade histórica portuguesa.

Esta parte histórica de Colonia fica numa pequena península, onde foram erguidos o farol, o antigo Palácios dos Governadores, a igreja, as casas locais e o comércio. Esta parte urbanizada era totalemente murada e havia um portal de entrada, como nos antigos burgos feudais, na era medieval. Ainda vemos resquícios deste muro e do portal na cidade.

ndando pelas ruas percebemos claramente a presença portuguesa no calçamento feito de paralelepípedos, muito semelhante a Ouro Preto - MG. As casas de pedra ou de pau-a-pique lembram cidades do interior do Brasil, rústicas, básicas, de uma simplicidade incrível, com chão de terra batida, fogão a lenha e móveis grosseiros. Os cômodos são pequenos com pé-direito baixo e bastante escuros.

Na praça principal há a ruína do antigo palácio dos governadores, com a planta do edifício mapeada pela praça. À direita, a Igreja de Santo Antônio, relíquia da época, com duas torres, diferente do modelo espanhol de uma só torre lateral. A igreja é simples sem a suntuosidade do barroco mineiro, mas bastante marcante pela sua época e localização.

O casario típico se repete pelas ruas, geralmente estreitas e com um charme altamente peculiar. A população é muito hospitaleira e, para minha surpresa, muitos ainda guardam a tradição falando português, devido à sua herança da colonização. Tive um almoço maravilhoso na praça principal.

No farol é possível avistar o caudaloso Rio de la Plata e ao longe, bem ao longe no horizonte, um filete onde seria Buenos Aires, do outro lado rio.

A noite comi uma bela "parrillada", ou seja, o fomoso churrasco à moda platina, com a carne de boi na costela, assada no chão, o chamado "Fogo de Chão". O gosto é muito forte, mas estava gostosa a carne. São lembranças que temos dos lugares onde passamos que são sensitivas, e não meramente visuais. Isto faz parte de toda viagem e temos que experimentar os pratos típicos de cada região.

Ao fim do jantar, fiz as malas para partir no dia seguinte de volta à Argentina.

Nenhum comentário: