domingo, 13 de setembro de 2009

Argentina e Uruguai - Buenos Aires 02
























12-09-09 (Sábado)

Hoje pela manhã acordei cedo, mas conversei tanto com os outros hóspedes do albergue na hora do café da manha, que acabei saindo tarde, depois das 10 horas.

Peguei o metrô (aqui chamam-no de "Subte", de subterrâneo) na estação Independência e fui direto ao bairro Recoleta com Retiro, para a Plaza San Martin. Ali eu começaria meu tour, e depois seguindo Rua Florida e Avenida de Mayo, onde ficam a Casa Rosada num extremo e o Congresso Nacional no outro.

A Plaza de San Martin é um grande espaço verde numa região nobre da cidade, umas das mais caras de Buenos Aires. Aqui tudo é lindo, ruas bem cuidadas, praças impecáveis e edifícios suntuosos de estilo neo-clássico francês, com telhados típicos de mansarda. Tirei muitas fotos e segui a rua Florida. Esta rua é muito comprida e vai dar direto na Avenida de Mayo, porém é uma rua para "peatones", ou seja, para pedestres. Todos os quarteiroes sao fechados ao trânsito de veículos. É uma rua sofisticada, com lojas de grife e galerias nada modesta. Aqui situam-se as melhores cafeteirias de Buenos Aires, uma delas é a Forida Garden. Aqui também está uma unidade das Galerias Pacífico, que nada mais é que um shopping sofisticadíssimo, situado num prédio antigo, na verdade em dois prédios antigos, unidos por uma cobertura zenital que lembra a Galeria Vittorio Emmanueli de Milao, em proporçoes bem menores. Almocei neste shopping e segui pela Florida. Nesta mesma rua adquiri o ingresso para o show de Tango para amanha, domingo. Mais a frente nao resisti e entrei na loja da Puma onde comprei um tênis, meu primeiro tênis Puma, que no Brasil sairia pelo triplo do preço. Nao sou muito ligado a grifes, nao acho que seja necessário, mas foi bom aproveitar a oportunidade. Um pouco mais a frente me deparei com a loja Havana, famosa fabricante de alfajor. Comprei umas caixinhas deles e também bombons.

Infelizmente nao pude completar o trajeto até a avenida de Mayo porque já eram quase 2 horas da tarde eu deveria retornar a San Telmo onde eu iria participar de um tour guiado e gratuito oferecido pelo pessoal do albergue. Deixei minhas coisas no albergue e saímos caminhando pelas ruas do bairro.

Encontramos com outra turma num albergue próximo e começamos o tour pelas casas típicas do bairro, aquelas dos primeiros donos antes da chegada da febre amarela como eu disse ontem. A princípio eram casas mais simples e depois foram se sofisticando até se tornarem casas muito grandes que serviram como apoio de imigrantes italianos. Algumas casas eram vendidas e partidas ao meio para abrigar mais de uma famíia. Podemos ver uma casa que tem apenas 2,00 m de frente por 30 de comprimento, é a casa mais estreita de Buenos Aires.

Depois seguimos a um bar, chamado de Bar Sur, que era o ponto de encontro de intelectuais da cidade e posteriormente o lugar mais famoso nas apresentaçoes de tango. Ainda continua com as apresentaçoes e tornou-se hoje mais um lugar turístico do que propriamente um lugar da moda. Lá vemos fotos de pessoas famosas que já frequentaram o bar, como Liza Minelli, Antônio Banderas dentre outros.

Continuando fomos a um mercado, que era o antigo mercado de venda de peixes, pois estamos aqui bem próximos ao Rio da Prata. Hoje funciona como mercado de antiguidades e feira de frutas e verduras. Há uma loja faria muito sucesso no Brasil, pelo menos em BH, pois vende-se material de demoliçao, como portas, janelas, detalhes arquitetônicos dentre outros.

Seguimos para a praça Dorrego, onde aos sábados vendem artesanatos e há uma feira de comida, muito interessante pois a praça vira o ponto de encontro do bairro. Ficamos ali por uns 20 minutos e seguimos a uma galeria que funciona hoje numa antiga casa de San Telmo. É um dos exemplos mais típicos de construçoes que abrigaram os imigrantes. Por ser uma casa muito grande e com vários dormitórios, ela abrigava uma família por dormitório, o que a tornava densamente povoada, gerando problemas sanitários graves. Ainda mantém a arquitetura da època, porém necessita de restauraçao.

Já no início da noite retornei ao albergue para fazer download de minhas fotos gravando-as num pen drive. Breve começarei a postá-as aqui.

Nenhum comentário: