terça-feira, 22 de setembro de 2009

Argentina e Uruguai - Punta Del Este

17-09-09 Quinta-feira

Hoje o dia amanheceu bastante nublado e com muito frio, com temperatura máxima de 10 graus centígrados e com sensação térmica ainda menor. O ônibus do tour a Punta Del Este passou por volta das 8:30 e lá fomos.

O Uruguai é um país pequeno dividido em 19 departamentos administrativos, e Montevideo fica no departamento de mesmo nome, que é a Capital Federal. Punta Del Leste fica no departamento de Maldonado, cuja capital é a cidade de Maldonado. Para irmos a Punta Del Este vamos cruzar todo o departamento de Canellones, tudo isto em duas horas.

Pegamos a Rambla em Montevideo e em seguida a Ruta Interbalneária, e nossa primeira parada foi no balneário de Piriápolis, nome em homenagem a Píria, fundador do lugarejo. Como todo balneário aqui no Uruguai, fica vazio no inverno e lota no verão. Hoje especificamente conta somente com a populaçao local e com estes poucos turistas de inverno, como nós. Subimos um morro, chamado Cerro de San Antonio, que é um dos pontos mais altos da região e de onde pudemos avistar toda a cidade e a costa fluvial. Piriápolis é uma cidade banhada pelo Rio de La Plata, como Colonia e Montevideo.

No Cerro existe uma capela de Santo Antonio e várias lojas de suvenir. Aproveitei e comprei um casaco novo (uma "campera"), pois o frio tá muito forte. O casaco traz a palavra Uruguay com a bandeira do lado. Nesta região há mais dois morros, ou "cerros", um chamado de Cerro del Toro e o outro Pan de Azúcar, que nada lembra o nosso Pão de Açúcar, no Rio.

De Piriápolis continuamos pela Ruta Interbalneária até a cidade de Punta Ballena, como o nome diz, é a ponta da "baleia". Nesta região já se nota uma grande mescla das águas do Rio de la Plata com o mar, as cores se misturam. Nesta época do ano e durante toda a primavera as baleias migram da Terra do Fogo para reproduçao. Várias delas podem ser avistadas.

Em Punta Ballena visitamos a Casa del Pueblo, que é a casa de um fomoso artista plástico uruguaio, o sr. Carlos Paez Vilaró, que ainda mora na casa com sua família. A parte aberta à visitaçao é um museu, galeria e loja de suvenir. Vilaró se inspirou em Antoni Gaudi, arquiteto catalão, para construir sua "escultura habitável", como ele mesmo diz.

Ao deixar Punta Ballena seguimos mais vinte minutos para Punta Del Leste, um dos balneários mais conhecidos da América do Sul. Nesta época do ano também fica vazia a cidade de mais ou menos 180 mil habitantes. No verão chega a ter cerca de 1 milhão de pessoas. Notam-se várias casas, apartamentos e bares fechados, que só abrem mesmo em alta temporada. Podemos ver os contrastes de Punta del Leste, onde existe a riqueza de um lado e muita pobreza de outro. Há uma casa na cidade que ocupa um quarteirão inteiro, segundo dizem, pertece a um brasileiro do Rio Grande do Sul, dono da Grendene.

Punta del Leste é onde oficialmente encontram os Rio de la Plata e o mar, é a parte mais larga do Rio da Prata, que chega a ter em torno de 200 km de largura. É uma cidade comum, não impressiona pelas praias e pela arquitetura, e nem mesmo dá para imaginar porque é tão famosa. Talvez no verão possamos ter uma idéia melhor do lugar, mas as praias do litoral norte paulista e do sul fluminense são muito mais impressionantes, mesmo as praias nordestinas.

Em Punta del Leste há um famoso hotel e cassino chamado Conrad que domina a paisagem pela sua altura e cor azul, mas não é um marco da arquitetura. Talvez o cassino seja um grande atrativo para o lugar, para toda a região do Rio da la Plata.

Aqui em Punta del Este tive o almoço mais cara de todas as minhas férias desta temporada. O almoço saiu por $880,00 (pesos uruguaios) que corresponde mais ou menos a R$80,00 (reais). Mas foi um prato maravilhoso, com couvert, entrada, água, refrigerante (não pedi vinho senão me daria sono) e a sobremesa (postre), que foi um "profiteroles" gigante, mas delicioso.

Após o almoço caminhamos pela marina de Punta onde tivemos uma visita inesperada de um lindo leão-marinho, porém muito fedorento e barulhento. Algumas crianças se assustaram com o ruído estrondoso do animal. Mas foi muito divertido.

Tivemos o resto da tarde livre para compras e passeios pela cidade. Retornamos no início da noite a Montevideo.