quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Argentina e Uruguai - Buenos Aires 04

14-09-09

Nesta segunda-feira, após acordar e resolver questoes de cambio, trocar dinheiro e coisas mais, andei pelo bairo San Telmo até o Puerto Madero, passando pelo antigo prédio da Aduana em estilo francês e da atual Escola de Engenharia em estilo kitsch grego-romano. O Puerto Madero é o antigo porto de Buenos Aires que funcionou como tal por séculos. A cidade praticamente se voltou contra o rio até que tiveram a idéia de revitalizar a regiao. Os antigos galpoes de tijolos aparentes avermelhados (brownstones) se transformaram em escritórios de multinacionais, lojas de luxo, restaurantes sobretudo em faculdade, como a UCA (Pontifícia Universidad Católica de Buenos Aires). Os jardins foram revitalizados e transformados em verdadeiros atrativos para os porteños e hoje para os turistas que visitam a cidade. Entre o rio e os galpoes há uma grande via "peatonal" (para pedestres) que é um lugar muito agradável para um passeio matinal ou de fim-de-tarde.

O valor imobiliário cresceu assustadoramente, hoje a regiao possui hotéis de luxo como o Hilton Hotel e muitos atrativos para turistas, como o barco Cassino que fica ancorado no porto. Sobre o rio há uma ponte nova, projetada pelo arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava, em homenagem à mulher (Puente de la Mujer). Santago de Calatrava é um dos maiores nomes na criaçao de estruturas inusitadas em todo o mundo.

Esta regiao de Buenos Aires realmente me impressionou, aqui o novo impera sobre o antigo e tradicional. Os mega arranha-céus já tomam conta da paisagem, do skyline da cidade. Quem está em Colónia, no Uruguai, do outro lado do Rio de la Plata, pode ver a suntuosidade de Puerto Madero.

Almocei num restaurante às margens do rio chamado Il Gatto. Comi um "Pollo con Salsa y Papas Españolas" (Frango ao molho com batatas espanholas), uma "gaseosa" (refrigerante) e como "postre" (sobremesa) um "Flan Casero" (Pudim Caseiro).

Ao por-do-sol, no final da área de abrangencia de Puerto Madero, passei pelo local de embarque do Buque Bus que nos leva ao Uruguai de barco. Depois subi o bairro do Retiro até o Microcentro onde fui receber um dinheiro na Western Union, que pedi ao Banco do Brasil que me enviasse da minha conta. Este procedimento é muito rápido, ficou pronto três horas após o meu pedido.

A noite fui jantar em San Telmo com meus amigos alberguistas Phoebe Hone (Austrália) e Carlos Lemell (Estados Unidos). Fomos a um charmoso bar de bairro, sem badalaçao turística, chamado El Federal, nas esquinas das Ruas Estados Unidos e Mário Calvo. O bar funciona desde 1904 e possui duas entrandas com vestíbulo. Ele é todo de madeira e muito, mas muito, charmoso. Ficamos horas ali a conversar com o garçon Julio, um paraguaio residente de Buenos Aires. Muitos destes bares encontram-se espalhados pela cidade e lhe confere um ar muito hospitaleiro.

Nesta terça vou a Tigre, ao norte da cidade de Buenos Aires, na Província de Buenos Aires, depois de San Isidro y San Fernando.

Nenhum comentário: