sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Nordeste - João Pessoa 01












Cheguei a João Pessoa no dia 04 de setembro com o dia bastante nublado, e durante o resto da tarde algumas pancadas de chuva ainda aconteceram. Dei um espiada na praia de Manaíra, bairro onde estou hospeado. Há um calçadão bem mais definido que Natal, e vários coqueiros na orla. Os edifícios são também baixos, o que confere às avenidas da praia um contorno mais horizontal. A cidade é bem tranquila, respira aquele clima interiorano.

No dia seguinte levantei-me bem cedo e fui a praia. Andei mais de 6 quilômetros, passando pelas praias de Manaíra, Tambaú, Cabo Branco e Ponta do Seixas. O Ponta do Seixas, onde fica o Farol do Cabo Branco é o ponto mais oriental de todas as Américas. Como dizem por aqui, "é onde o sol nasce primeiro". Relamente é fantástico, e as praias são belíssimas.

Do Farol segui para a Estação Cabo Branco, um polo de Ciências, Cultura e Artes recém-inaugurado... e para minha surpresa, imaginem quem foi o autor do projeto... vou dar um chance... já pensaram?..... Pensem mais... Vou falar... de Oscar Niemeyer... O prédio principal de exposições lembra muito o Museu de Arte de Niterói, mesmas características conceituais, embora a forma final seja distinta... mas de qualquer forma é do mestre. Do terraço panorâmico é possível avistar as praias, sendo este o ponto mais alto da cidade. Uma coisa que achei criativa e muito interessante: há música ambiente em todos os pontos, inclusive nos jardins, há umas caixas de som embutidas na paisagem. Enquanto estive lá pude escutar Pink Floyd e algumas bandas britânicas. Divino!

À tarde fiz um city tour pelo centro histórico, passando pela lagoa central, pelas praça João Pessoa, onde ficam os edifícios públicos estaduais e a faculdade de Direito da UFPB. Visitei inúmeras ruas com prédios de época, e as igrejas das carmelitas, a Catedral, Faculdade de Ciências Médicas, o Centro de Informações Turísticas, o antigo Hotel Globo, de onde tirei fotos do início do pôr-do-sol sob os rios Samahuá e Paraíba. Muito bonito! Foi um dia bastante proveitoso. Da volta passei pelo restaurante Mangai, de comida regional, e degustei uma tapioca salgada de carne de sol e nata, e uma doce, de coco com leite condensado... Acho que vou engordar!!! Amanhã visito Campina Grande... Aguardem!


NÃO TENHO MAIS FOTOS PORQUE O CD QUE COPIEI EM OLINDA FOI DANIFICADO. UMA PENA!

Nenhum comentário: