segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Nordeste - Recife 02

Nesta segunda-feira, dia 08, fui a Olinda... Meu Deus, que surpreendente, Olinda é uma cidade agradabilíssima. O Centro histórico difere bem do centro de Ouro Preto, além da vista do mar que não temos em Minas. Ouro Preto possui uma característica mais colonial portuguesa, e Olinda, por ser muito mais antiga, mescla também influências mouriscas e ecletismo do início do século 20. Mesmo as igrejas mais antigas sofreram mudanças ao longo dos séculos. A Catedral da Sé, por exemplo, teve sua construção incial em estilo neo-gótico, depois mudaram para o barroco e mais tarde simplificaram-no.

As ladeiras dão um charme à cidade e da Sé (Sedis Episcopalis = residência do bispo) pode-se ter a melhor vista do mar e de Recife ao fundo. O conjunto está bem preservado e vemos várias obras pela cidade, de restauro e obras urbanas.

A tarde voltei a Recife, na ilha onde ficam os bairros São José e Santo Antônio, que são bairros também muito antigos e vários casarões históricos necessitam de restauro. Lá visitei a sede do governo de Pernambuco, o Tribunal de Justiça, o teatro Santa Isabel, a capela Dourada dentre outras, sem falar na rua Aurora do outro lado do rio.

Nota-se realmente que a consciência ambiental fica muito a desejar em Recife, infelizmente as ruas e canais estão muito sujos, tanto de lixo quanto esgoto. O rio Capibaribe chega a exalar o odor característico de águas eutrofisadas. Ele tem uma vazão lenta, mais parece uma lagoa, e a quantidade de esgotos diários deve realmente ser elevada.

A parte este item, a cidade é culturalmente rica o que nos faz ficar mais e mais seduzidos por séculos de criação artística.

Um comentário:

Unknown disse...

Wilton, acabei de chegar de Salvador e vim ver se continuava com seu blog fantástico. Adorei!!! Estou viajando com vc...
Em Salvador, não deixe de conhecer o Pelourinho (mas muito cuidado... vc com essa cara de gringo vai ser MUITO assediado), o Farol da Barra e para um banho de mar, vá à praia do Flamengo (a estrutura lá é muito boa). Se possível vá também à Morro de São Paulo ou faço o passeio das ilhas da Bahia.]
beijo grande e até a proxima postagem!
Thaisinha