quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Nordeste - Natal 02























No terceiro dia fui à praia de Pipa. Pipa pertence ao munícipio de Thibau do Sul, cerca de 80 km ao sul de Natal. Neste trecho da rodovia pude perceber como a paisagem litorânea é bem distinta da paisagem do sertão. Aqui há inúmeras plantações de coco, o que chamamos de coco da Bahia e canaviais a perderem de vista. As estradas do Ceará e Rio Grande do Norte estão em excelentes condições de conservação, e o trecho Natal-João Pessoa, que nos leva a Pipa, está em processo de duplicação.

Chegando em Pipa fiquei maravilhado. É um lugar encantador em todos os sentidos que esta palavra possa ter. O local lembra Canoa Quebrada, porém mais sofisticado e menos agressivo às falésias. Estas são mais exuberantes, têm um escala mais monumental e dominam toda a costa. É incrível saber que estas falésias não estão prontas, a cada maré cheio um pedaço delas se desfaz e a porção de terra diminiu. Um dia, a vila logo acima, poderá ficar comprometida pelo avanço do mar. As falésias possuem camadas de cores diferentes de acordo com a argila que compoe o solo... Muito impressionante.

Andei vários quilômetros a pé até a virada de uma ponta que avaça sobre o mar, onde há inúmeros corais... de lá tem-se acesso à outra praia, a praia do Madeiro. Na volta, para minha surpresa, encontrei com alguns estudantes do albergue circulando pela praia. Convidaram-me para um passeio de barco pela baía, e eu prontamente aceitei, claro.

O passeio foi magnífico, além de nós havia uma família de holandeses, pais e dois filhos adultos. Pelo menos havia pessoas mais brancas do que eu neste barco. Foi emocionante a passagem do barco pelas grande ondas, e os pontos de visadas do continente, que jamais teríamos em terra firme. O ponto máximo foi quando avistamos os golfinhos em nado sincronizado. Uma maravilha da natureza bem diante dos nossos olhos.

Ao voltar a Natal, lanchei e fui ao Taverna Pub. Apresentou-se lá um grupo local chamado Sexteto Sonoro, que toca músicas variadas desde Xuxa, Balão Mágico, passando pelas baladas dos anos 80 e 90. Achei incrível a galera se delirar com J Quest e Skank. Óia nóis aí gente, sô! Lá conheci várias pessoas de outros estados, e fiz amizade com um paulista que mora no Espírito Santo, o Sérgio Rodrigo. Mais tarde da noite fomos caminhar pelo calçadão de Ponta Negra pois estava uma noite bonita, até começar a chover hehe...

No dia 04 de setembro Natal amanheceu chuvosa e não pude ir à praia. Arrumei as malas e parti para João Pessoa, na Paraíba.

Nenhum comentário: