quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Nordeste - Recife 03

Hoje, dia 09/09, acordei cedo e fui dar uma volta pela praia de Boa Viagem. É uma praia linda, um belo calçadão, mas imprópria pra banho. Os cartazes indicando tubarões me amedrontaram. Fazer o quê, né... não deu mesmo. Apenas fotos!...

Depois segui para o Shopping Recife onde eu iria encontrar minha amiga pernambucana, Zenaide. Fiquei lá andando até que ela me ligou pedindo-me para encontrá-la no bairro Conde da Boa Vista. E quando eu estava prestes a sair do shopping, vocês não imaginam o que eu vi.... eu vi um quiosque de café com PÃO DE QUEIJO.... Vocês não têm noção das saudades que eu estava desta gostosura mineira... voei no quiosque e comi muitos de uma só vez... aff... e estava quase na hora do almoço.

No Conde da Boa Vista almocei com a Zenaide e de lá pegamos um ônibus para o Instituto Ricardo Brennand... Pessoal, que lugar longeee... longeee.... Depois da UFPE, sabem? (hehe). Pois é, era lá... mas chegamos.

O Instituto Ricardo Brennand (Não se trata da Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, o do Parque das Esculturas) é para mim uma contradição, e um bastante kitsch. Na verdade a idéia do instituto surgiu porque o Ricardo queria expor a sua coleção particular de adagas e armaduras medievais que ele colecionava desde criança. Assim, construir um pseudo castelo, chamado de Castelo de São João, onde tudo está à mostra do público. Eu não me interesso por isto, achei meio fora de contexto. O que me chamou mais mais a atenção e achei mais pertinente, são obras do pintor holandês Frans Post sobre o periódo da ocupação holandesa em Pernambuco, possui videos interativos e algo mais. Muito bom...

No mais, algumas obras de Botero e Rodin (replica) no jardim, e algumas estátuas greco-romanas em mármore de carrara. O espaço e a proposta lembraram-me Inhotim, porém numa escala inferior à versão mineira.

Mas o saldo foi positivo, gostanto ou não, aprovando ou não, sempre aprendemos algo.

No dia 10, no fim da manhã, segui para Maceió, nas Alagoas.

Nenhum comentário: