quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Nordeste - Salvador 04










Nesta quinta levantei-me cedo e me preparei para o passeio a Morro de São Paulo. Quase no horário marcado, me avisaram que o passeio fora cancelado porque não houve lotação suficiente para realizá-lo. De imediato fiquei furioso, perder um passeio como este era inconcebível. Mas como não adiantava chorar, resolvi fazer outro passeio, mas para a Praia do Forte.

A van passou por volta das 8 da manhã e fomos. Antes de seguirmos para a Praia do Forte passamos pela Lagoa de Abaeté, mas não descemos, foi apenas uma visita de dentro da van mesmo. O local me pareceu muito simplório se comparado às inúmeras canções de Caymi e outros cantores. Hoje lá é uma reserva ambiental.

A Praia do Forte fica no município de Mata de São João e lá visitamos o Projeto Tamar. Este trecho funciona como a sede do Projeto Tamar. Há muitos aquários com algumas espécies de tartarugas e outros peixes, inclusive tubarões.

Visitamos a praia e o vilarejo e depois seguimos para a praia de Guarajuba, no município de Camaçari. Lá almoçamos e frequentamos a praia. O lugar é muito bonito e também possui inúmeras piscinas naturais, como na praia do Flamengo. O que me chateou foi que a praia estava inundada de óleo vindo do mar, ou melhor, xisto liberado por alguma embarcação. Aquela massa preta impregnou no pé não saia facilmente. No fim da tarde retornamos ao albergue.

A noite fui conhecer o Coco Bahia, um lugar magnífico onde comemos um crepe delicioso e um drink inesquecível. Fui com minha amiga Rosa Gravina, sua filha Fernanda e o genro Mário. Mais tarde chegaram duas irmãs da Rosa para nos acompanhar. Foi um maravilhoso dia em Salvador, que não seria a mesma coisa sem a gentileza e hospitalidade da Rosa e sua família.

Um comentário:

Unknown disse...

Wilton, foi no passeio pra Praia do Forte que fizemos uma parada na Lagoa de Abaeté e fomos roubados.
Na sua visita vcs pararam na lagoa também? Quando fui à praia do Forte estava chovendo muito... não conseguimos ver quase nada...
beijo