terça-feira, 16 de setembro de 2008

Nordeste - Salvador 02


























Bom, hoje acordei cedo, tomei café-da-manhã e caiu uma chuvinha fina que não durou muito. Depois tirei umas fotos do albergue enquanto eu aguardava minha amiga soterapolitana, Rosa Gravina, passar aqui para me pegar. Passaram ela e sua filha Fernanda e depois seguimos eu e Rosa a passear pela cidade.

Deixamos o carro estacionado em frente ao Mercado Modelo e subimos o Elevador Lacerda de onde tiramos muitas fotos. Andamos a manhã pelo Pelourinho, entramos na Igreja de São Francisco e fotografamos tudo, contra a vontade dos cartazes que lá pediam para não fotografar. Mas não usei flash, já foi melhor. Realmente há uma grande quantidade de ouro lá, é muito linda. Vimos outras igrejas, o Terreiro de Jesus, a Casa de Jorge Amado, a Casa Olodum e muitas lojas interessantes.... Ganhei uma fita do Senhor do Bonfim em Fortaleza, uma amiga de Natal havia me dado, então eu a usei, foi a minha arma contra os pedintes e pessoas que oferecem tais fitas.

Para voltarmos à Cidade Baixa descemos de Plano Inclinado, um bondinho que desce na diagonal. Fomos direto ao Mercado Modelo onde compramos umas coisinhas. Depois fomos ao subsolo do Mercado conhecer o lugar onde ficavam os escravos aprisionados, que acabavam morrendo afogados quando subia a maré. De lá pegamos o carro e fomos à casa da Rosa almoçar.

Almoçamos eu, a Rosa, as suas filhas Gabriela e Fernanda e a amiga Paula. A Marli fez um almoço especial, peixe ensopado, caruru (um prato com quiabo, castanha de caju, dendê e outros), vatapá, strogonoff e arroz integral. Estava muito delicioso. Como sobremesa comi um caju pela primeira vez na vida, antes só tinha tomado o suco, e um belo pudim. Da cobertura do apartamento tiramos umas fotos, inclusive da ilha de Itparica ao fundo.

Andando mais pela cidade conheci o prédio onde mora Ivete Sangalo, no Campo Grande e fomos à Igreja do Senhor Bom Jesus do Bonfim. Uma igreja simples mas com belos azulejos portugueses. De lá tomamos a orla ruma ao Ribeira, onde tomamos um belo sorvete. O meu foi de amendoim e coco e da Rosa de milho verde e coco.

Como já estava no final da tarde, a Rosa me deixou no Farol da Barra para fotografar o por-do-Sol. Foi um momento maravilhoso! Vários turistas lá estavam para o mesmo evento.

Íamos comer hoje um crepe a noite, no Coco Bahia, mas estávamos cansados e deixamos para outro dia.

Seguindo orientações da Thaisinha, devo ir amanhã cedo para a Praia do Flamengo.

Nenhum comentário: